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5 Dicas Valiosas de Marketing Digital para Médicos


Publicado em:
25/06/2020

O Marketing Digital para Médicos é um assunto cada vez mais debatido por profissionais e conselhos de classe. É fato que a relação mais próxima com a tecnologia, acelerada pela necessidade de isolamento social do Covid-19, fez com que as barreiras entre o real e o virtual se tornassem menores. Muitos médicos se deram conta de que estar na internet deixou de ser apenas importante e tornou-se fundamental. 

Se antes era preciso apenas garantir que o nome do profissional seria encontrado ao realizar buscas no Google sobre a cidade e especialidade do médico, hoje é preciso ir além. As pessoas querem saber sobre a carreira, entender a linha de pensamento, tirar dúvidas comuns, conhecer como o médico age em determinadas situações e ter a certeza de que aquele é o profissional certo para solucionar o problema que está enfrentando. 

Estar na internet pode ser, portanto, uma estratégia de ouro para quem quer:

  • Posicionar-se como especialista em algum assunto ou patologia específica;
  • Garantir que seu nome será lembrado;
  • Aumentar a procura por consultas e manter a agenda cheia;
  • Divulgar pesquisas e descobertas inovadoras sobre procedimentos ou outros assuntos, etc. 

No entanto, há limites que precisam ser respeitados. Tanto do ponto de vista estratégico quanto da perspectiva das regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é possível agir no perfil profissional do mesmo modo que se age na conta pessoal. A resolução do CFM nº 2.126/2015 descreve todas as regras e limites para atuação do marketing e devem ser seguidas à risca para não ter problemas. 

A seguir, descrevemos 5 dicas para você que já atua com Marketing Digital Médico e quer se especializar ou que está começando e ainda tem dúvidas:

Marketing Digital para Médicos

1. A ética profissional sempre virá primeiro

Entender que o Marketing Médico é importante para consolidar-se como um bom profissional e especialista em determinado assunto é importante. Porém, há limites éticos que nunca podem ser perdidos de vista. Anunciar serviços os quais não se está habilitado, oferecer garantia de resultados, divulgar informações sensacionalistas ou ainda não comprovadas cientificamente, ter postura informal ao extremo, são apenas alguns erros que não devem ser cometidos. Lembre-se sempre de que a internet é uma extensão do seu consultório e manter o distanciamento profissional é sempre importante. 

2. Separe bem o momento de trabalho e marketing

O CFM recomenda que o médico não exiba situações de trabalho e/ou que exponham os pacientes. Selfies e fotos durante o atendimento, por exemplo, não são recomendadas. Apesar de fazerem muito sucesso em perfis pessoais, podem facilmente ser entendidas como uma forma de autopromoção além de antiético por expor o paciente. Escolha um momento do dia, fora do horário de atendimento, para realizar o marketing. Pode ser tirando dúvidas comuns, falando sobre situações do dia a dia, dando dicas ou informando sobre os riscos de algum comportamento, etc. Apenas tome cuidado para não ser específico ao falar sobre casos de pacientes para que não haja exposição.

3. Posicione-se estrategicamente

Lembre-se de que o Marketing Digital para Médicos serve para que você comunique às pessoas aquilo que você quer que saibam sobre você. Caso tenha algum assunto preferido e quer atender pacientes que procuram ajuda para resolver determinado problema, fale sempre sobre esse assunto. Essa atitude ajuda a posicionar o profissional como especialista e atrai as pessoas as quais prefere atender. 

Para isso, é necessário sempre estudar e atualizar-se sobre artigos e informações novas, atualizar-se sobre procedimentos, estar presente em congressos, etc. O futuro paciente que assiste ou lê as postagens quer saber se o profissional entende e está preparado para solucionar o problema. O papel do médico é posicionar-se para que o paciente tenha a certeza de que ele, e não outros médicos, é a pessoa ideal para acompanhá-lo em um tratamento.

4. Escolha a rede social que combina com o seu perfil

Saber escolher qual rede social mais combina com o perfil e personalidade do profissional é uma estratégia que pode fazer a diferença no Marketing Digital para Médicos. Claro que o ideal é estar no maior número possível de locais. No entanto, nem todos os médicos têm afinidade, por exemplo, com vídeos e preferem texto. Nesse caso, um canal no Youtube não seria a melhor estratégia e sim um blog, com textos e informações mais densas. Já outros preferem comunicar-se de forma instantânea e sem grande pré-produção, usando os stories do Instagram para passar informações. Há outros, ainda, que utilizam podcasts como estratégia de passar informações e conectar-se com as pessoas. Enfim. Dependendo do perfil de cada pessoa é possível desenhar uma estratégia que tem a cara do profissional em questão.


5. Procure ajuda de profissionais de Marketing

Talvez, a essa altura do texto, você esteja pensando: “Onde vou achar tempo para fazer tudo isso?”. É claro que o conhecimento e as experiências que serão passadas em forma de texto, vídeo ou imagens precisam vir do médico, mas não é preciso fazer tudo sozinho. Hoje em dia, existem empresas especializadas que realizam não só o planejamento e estratégias, como também auxiliam na execução de textos, imagens, informações e tudo que diz respeito ao Marketing Digital para Médicos. Desse modo, o profissional tem mais chances de acertar em suas ações e tem menos trabalho para chegar ao objetivo desejado. Caso tenha interesse e queira saber mais sobre como uma empresa especializada em marketing para profissionais de saúde atua, conheça o nosso parceiro, a Santé, clicando aqui.

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