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Marketing médico: como fazer e conquistar o sucesso?


Publicado em:
27/09/2019

Investir em marketing médico para se diferenciar dos demais e sair na frente pode ser uma grande vantagem.

A concorrência na área da saúde nunca foi tão grande. E para se destacar nesse mercado tão saturado, pensar em estratégias de autopromoção é fundamental. Assim, investir em ferramentas de marketing médico para se diferenciar dos demais e sair na frente pode ser uma grande vantagem. Seja em um consultório médico ou uma rede de clínicas, a hora é de se destacar com qualidade.

Melhorar o posicionamento de imagem, aumentar o fluxo de pacientes e crescer a receita são alguns dos benefícios que o marketing médico pode trazer ao profissional ou a clínica.

Ou seja, o momento da captação, do atendimento e do pós-atendimento são levados em conta. Afinal, como adotar a melhor estratégia? Há algumas opções disponíveis para quem deseja dar um upgrade no nome ou na clínica.

8 possibilidades de usar o marketing médico a seu favor:

Site estruturado

Não basta apenas jogar as informações na Internet, um canal de informação bem construído e informativo pode chamar a atenção. É necessário criar conteúdo relevante para quem irá ler. Além disso, possibilitar um agendamento de consultas online, por exemplo, é um outro diferencial importante.

Marketing de conteúdo

Criar espaços no site voltados para propagação de informação é outro item que agrega valor ao médico ou a sua clínica. O objetivo é disponibilizar um material rico e objetivo para o seu público alvo. Com isso, é possível aumentar o engajamento do paciente com a marca e consequentemente aumentar as vendas. Além do site, esse tipo de marketing pode estar vinculado a qualquer outra ação de promoção.

Email marketing

Para manter um bom relacionamento com o paciente, essa é uma ótima estratégia. Na sua base de dados, desde confirmar a consulta até uma felicitação de aniversário já são maneiras de aproximar mais o público. Ademais, anunciar novidades é uma outra forma de estreitar as relações através da tecnologia.

Redes sociais

Apostar em redes sociais é uma outra ferramenta fundamental no Marketing Médico. Assim, trazer conteúdos relevantes para os seguidores é uma forma de estar sempre visível. Além disso, ações de engajamento e patrocínio são importantes e aumentam a rede de contatos dos médicos. Porém, algumas proibições são feitas e os médicos devem estar sempre atentos para não sofrer problemas futuros. No post Marketing Digital para Médicos, você encontra dicas valiosas para acertar nessa estratégia.

Assessoria de imprensa

Utilizar a comunicação espontânea é outra opção que ajuda a trazer a atenção que a clínica ou o médico precisam. Por isso, o serviço de assessoria de imprensa deve ser considerado. Atualmente, estar em mídias, como emissoras de televisão, jornais, revistas e rádios é uma forma de trazer credibilidade e mais segurança aos pacientes já existentes e atrair os novos.

Publicidade

Investir em anúncios, campanhas e propagandas pode ser um outro aspecto a ser levado em conta, desde que respeitando a ética. Assim, com qualidade e objetivo bem definido, é possível traçar uma proposta certeira de apresentar o serviço médico que é proposto com eficiência.

Links patrocinados

São outros elementos importantes que podem auxiliar o profissional de saúde. Dessa forma, trabalhar com anúncios no Google Ads, delimitando bem o público-alvo, pode trazer resultados muito satisfatórios. Porém, é preciso de ajuda profissional para que os resultados saiam como o esperado.

Marketing de relacionamento

Talvez esse seja o mais importante. Afinal, não existe sucesso sem pacientes, e isso se deve a qualidade do atendimento. Sabe-se que é muito mais fácil fidelizar o cliente do que captar novos. Isso ocorre principalmente com os médicos. Portanto, o cuidado, o zelo e a atenção devem ser constantes com quem lhe traz receita. Assim, para todos os itens acima descritos darem certo, o marketing de relacionamento deve estar redondo.

Fique atento! Saiba os limites no marketing médico

Depois de lidar com diversos casos de abuso e exageros, o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução 1.974/11, no qual apresentou o Manual de Publicidade Médica. Nele, independente da especialidade, todos médicos devem respeitar as regras para não sofrer sanções.

Algumas delas descritas: é proibida a utilização de fotos de pacientes em materiais promocionais e o uso de expressões, como “o melhor”, “o mais capacitado”. O médico não pode participar de anúncios de produtos ou marcas comerciais e não pode fornecer valores do serviço prestado em hipótese alguma. Assim, fique atento para não errar nas suas ações de Marketing Médico. 

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