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Praticidade e Segurança na Teleconsulta


Publicado em:
26/10/2020

A telemedicina chegou para revolucionar os atendimentos médicos, encurtar distâncias e democratizar o acesso à saúde, facilitando a vida de centenas de médicos e pacientes. Mas, como atuar com praticidade e segurança na teleconsulta?

A teleconsulta tem feito a diferença na vida de inúmeras pessoas. Ela consiste na realização de atendimentos médicos remotos por meio de softwares médicos e dispositivos como celulares e tablets.

No Brasil, essa modalidade ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19. Contudo, discussões sobre a Telemedicina são levantadas desde 2002, e o CFM declarou que irá avaliar propostas sobre uma regulamentação definitiva.

Isso porque a utilidade dessas práticas estende-se para muito além de momentos de crise. Afinal, elas possuem o gigantesco poder de resolução de problemas enfrentados na área da saúde e na modernização da Medicina como um todo. 

Sabendo disso, é importante estar atento para associar a tecnologia aos atendimentos sem perder a humanização das consultas. Pensando nisso, é importante conhecer e contar com recursos que ofereçam praticidade e segurança na telemedicina, promovendo um atendimento de qualidade aos seus pacientes. 

Como a teleconsulta colabora com o avanço da Medicina?

A teleconsulta elimina distâncias, proporciona um atendimento ágil para os pacientes, colabora com o monitoramento da saúde mesmo em situações de distanciamento e reduz os custos dos serviços médicos.

De acordo com o CFM

“O uso da Telemedicina permite ao médico personalizar o tratamento, intervir em tempo hábil e reduzir o número de visitas de acompanhamento, o que contribui para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, além de reduzir os custos da assistência de saúde.”

Além disso, ela é capaz de diminuir a sobrecarga dos serviços de saúde, um problema que tem levado a aglomerações em clínicas e hospitais e segue gerando atendimentos atrasados, horários comprometidos e pessoas insatisfeitas.

A eliminação de distâncias também põe-se como um benefício notável, uma vez que amplia a área de atuação do médico e consegue levar atendimento de qualidade mesmo aos que moram em áreas mais isoladas.

Veja a opinião da Dra. Sandra Franco, advogada especialista em Direito Médico e da Saúde, sobre o assunto:

 “Centros de excelência hospitalar, como o Albert Einstein, conseguem levar a expertise do médico a locais em que a falta de especialistas poderia trazer prejuízos indeléveis aos pacientes. Vários hospitais públicos hoje são assistidos pela tecnologia oferecida pela plataforma do hospital, desde a periferia de São Paulo até o Amazonas.”

O que avaliar na tecnologia de suporte à teleconsulta?

Um bom recurso de apoio à teleconsulta deve promover uma boa experiência aos profissionais de saúde e também aos pacientes, de forma a garantir a qualidade das consultas e continuar auxiliando os pacientes mesmo à distância. 

Assim, alguns requisitos são importantes na hora de escolher a tecnologia de suporte à teleconsulta, tais como:

  • Gravar suas consultas e compartilhar sua tela com os pacientes, para que suas explicações sejam claras e didáticas;
  • Enviar lembretes programados de consulta, o que ajuda a reduzir sua taxa de absenteísmo;
  • Garantir a segurança dos seus dados e dos seus pacientes com um avançado sistema de proteção que inclui a criptografia SSL 256 bits de nível bancário;
  • Enviar um termo de consentimento para que haja transparência no modo como a teleconsulta será realizada, o que fornece um respaldo judicial maior para sua imagem profissional; 
  • Ter um software adequado às exigências da nova LGPD;
  • Ter um armazenamento na nuvem que protegerá suas informações de furtos ou perdas;
  • Integrar totalmente o prontuário eletrônico ao recurso utilizado na teleconsulta. Assim, suas anotações ficam anexadas ao prontuário e você pode acessá-las durante o atendimento.

Confira a opinião da Dra. Ana Moreira sobre a teleconsulta de um dos sistemas de referência na área médica, o iClinic:

“Tenho tudo que eu preciso em uma única plataforma. No nosso dia a dia, já utilizamos várias ferramentas, e ter a Telemedicina integrada ao prontuário eletrônico é excelente, fica tudo em lugar só, fica fácil para o paciente e para mim também.”

Como manter um atendimento humanizado na teleconsulta?

Uma das grandes resistências em relação à teleconsulta está relacionada à suposta falta de humanização dos atendimentos. Porém, é totalmente possível realizar uma consulta com qualidade e cuidado mesmo de forma remota.

Inclusive, muitos profissionais que antes eram contrários à teleconsulta por esse aspecto, ao experimentarem, perceberam que ela não só colabora com a assistência médica, como resolve outros problemas. 

Dr. Marcelo Mostardeiro se surpreendeu de maneira positiva:

“Foi legal, eu gostei bastante. Achei que seria algo impessoal, pelo fato da pessoa não estar presente, mas é muito prático, tanto para o paciente, quanto para o médico.”

Dra. Carolina Melo é dermatologista e achava que seria impossível realizar a teleconsulta em sua especialidade. Mesmo assim, testou, e os resultados foram muito positivos:

“De todas as teleconsultas que eu fiz, apenas um paciente com um sintoma oncológico precisou de consulta presencial. A teleconsulta vale super a pena. Então, pretendo continuar mesmo após a pandemia, porque você pode ajudar pacientes que estão longe do seu consultório ou pacientes pós-cirúrgicos que não podem se locomover.”

Teleconsulta: boas práticas 

Para entregar uma boa experiência aos pacientes durante a teleconsulta, além de escolher a ferramenta ideal, é importante ficar atento com algumas boas práticas:

  • Antes de iniciar, sempre verifique se a conexão de internet está estável;
  • Envie orientações sobre como a teleconsulta irá funcionar. Você pode fazer um tutorial ou utilizar materiais educativos para que seus pacientes sintam-se familiarizados e confortáveis com a prática;
  • Lembre-se de indicar ao paciente que procure um local tranquilo e com privacidade e, caso necessário, indique o uso de fones de ouvido durante a consulta;
  • Dê atenção total ao paciente durante o atendimento. Essa é uma questão importante nas consultas presenciais e, na teleconsulta, é indispensável;
  • Mostre que você está disposto a ouvir e resolver os problemas da melhor forma possível.

Por fim, lembre-se sempre da importância de um software seguro e especializado, que resolverá seus problemas e irá disponibilizar recursos para que você desenvolva seus atendimentos e consiga entregar sempre o melhor. E agora que você conhece todos os benefícios da teleconsulta, conheça a ferramenta de teleconsultas do iClinic, um dos parceiros do Espaço Plennus. Experimente e comprove todas essas vantagens na prática.

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