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Marketing médico: como fazer e conquistar o sucesso?

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Investir em ferramentas de marketing para se diferenciar dos demais e sair na frente pode ser uma grande vantagem.

marketing médico

A concorrência na área da saúde nunca foi tão grande. E para se destacar nesse mercado tão saturado, pensar em estratégias de autopromoção é fundamental. Investir em ferramentas de marketing para se diferenciar dos demais e sair na frente pode ser uma grande vantagem. Seja em um consultório médico ou uma rede de clínicas, a hora é de se destacar com qualidade.


Melhorar o posicionamento de imagem, aumentar o fluxo de pacientes e crescer a receita são alguns dos benefícios que o marketing pode trazer ao profissional ou a clínica.

Ou seja, o momento da captação, do atendimento e do pós-atendimento são levados em conta. Afinal, como adotar a melhor estratégia? Há algumas opções disponíveis para quem deseja dar um upgrade no nome ou na clínica.


8 possibilidades de usar o marketing a seu favor:


Site estruturado

Não basta apenas jogar as informações na Internet, um canal de informação bem construído e informativo pode chamar a atenção. É necessário criar conteúdo relevante para quem irá ler. Possibilitar um agendamento de consultas online, por exemplo, é um outro diferencial importante.


Marketing de conteúdo

Criar espaços no site voltados para propagação de informação é outro item que agrega valor ao médico ou a sua clínica. O objetivo é disponibilizar um material rico e objetivo para o seu público alvo. Com isso, é possível aumentar o engajamento do paciente com a marca e consequentemente aumentar as vendas. Além do site, esse tipo de marketing pode estar vinculado a qualquer outra ação de promoção.


Email marketing

Para manter um bom relacionamento com o paciente, essa é uma ótima estratégia. Na sua base de dados, desde confirmar a consulta até uma felicitação de aniversário já são maneiras de aproximar mais o público. Anunciar novidades é uma outra forma de estreitar as relações através da tecnologia.


Redes sociais

Apostar em redes sociais é uma outra ferramenta a favor do médico. Trazer conteúdo relevantes para os seguidores é uma forma de estar sempre visível. Ações de engajamento e patrocínio são importantes e aumentam a rede de contatos dos médicos. Porém, algumas proibições são feitas e os médicos devem estar sempre atentos para não sofrer problemas futuros.


Assessoria de imprensa

Utilizar a comunicação espontânea é outra opção que ajuda a trazer a atenção que a clínica ou o médico preciso. Poder estar em mídias, como emissoras de televisão, jornais, revistas e rádios é uma forma de trazer credibilidade e mais segurança aos pacientes já existentes e atrair os novos.


Publicidade

Investir em anúncios, campanhas e propagandas pode ser um outro aspecto a ser levado em conta. Com qualidade e objetivo bem definido, é possível traçar uma proposta certeira de apresentar o serviço médico que é proposto com eficiência.


Links patrocinados

São outros elementos importantes que podem auxiliar o profissional de saúde. Trabalhar com anúncios no Google Ads, delimitando bem o público-alvo, pode trazer resultados muito satisfatórios. Porém, é preciso de ajuda profissional para que os resultados saiam como o esperado.


Marketing de relacionamento

Talvez esse seja o mais importante. Não existe sucesso sem pacientes, e isso se deve a qualidade do atendimento. Sabe-se que é muito mais fácil fidelizar o cliente do que captar novos. Isso ocorre principalmente com os médicos, portanto, o cuidado, o zelo e a atenção devem ser constantes com quem lhe traz receita. Para todos os itens acima descritos darem certo, o marketing de relacionamento deve estar redondo.


Fique atento! Saiba os limites no marketing médico


Depois de lidar com diversos casos de abuso e exageros, o Conselho Federal de Medicina

publicou a Resolução 1.974/11, no qual apresentou o Manual de Publicidade Médica. Nele,

independente da especialidade, todos médicos devem respeitar as regras para não sofrer

sanções.


Algumas delas descritas: é proibida a utilização de fotos de pacientes em materiais promocionais e o uso de expressões, como “o melhor”, “o mais capacitado”. O médico não pode participar de anúncios de produtos ou marcas comerciais e não pode fornecer valores do serviço prestado em hipótese alguma.

#coworkingmédico #consultóriocompartilhado


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