© 2019 by Espaço Plennus

  • Plennus

5 dicas de organização financeira para médicos

Atualizado: 19 de Nov de 2019

É preciso saber conciliar bem o atendimento aos pacientes com a rentabilidade do negócio.

organização financeira

Muitos brasileiros têm dificuldade em administrar suas finanças, visto que o número de

endividados não para de crescer. Quando se trata de um profissional da área médica, dois fatores influenciam diretamente nessa desorganização: falta de tempo e falta de conhecimento. É preciso saber conciliar bem o atendimento com a rentabilidade do negócio, e para isso, é fundamental ter noções de contabilidade, além de sempre se preocupar em novas estratégias para atrair e fidelizar pacientes.


Como qualquer profissão, o planejamento é essencial para evitar o famoso e comum ‘estresse financeiro’ dentro do consultório.

Ele nada mais é do que um sintoma silencioso que traz angústia, tristeza e frustração para aqueles que não sabem lidar bem com suas finanças, atrapalhando a vida profissional, pessoal e social. E engana-se quem pensa que médicos não passam por isso.


Por isso, quem deseja crescer na carreira médica e estar seguro com o dinheiro investido, é

preciso analisar de forma minuciosa todos os custos (fixos e variáveis) e explorar o que pode ser melhorado. A organização pode ser feita através de planilhas de gastos mensais ou até mesmo por softwares de gestão encontrados no mercado. A ideia é buscar a melhor forma que atenda a falta de tempo comum para a profissão.


Que tal apostar em 5 passos para gerir financeiramente melhor seu consultório?


1 - Mantenha as contas em dia

Você está por dentro do que gasta e do que recebe? Separe bem os gastos fixos e os gastos variáveis para manter sempre o orçamento saudável. Contas de água, luz, telefone, aluguel, salário de funcionários são gastos fixos que devem ser analisados. Já aquele congresso tão esperado em outra cidade ou um investimento naquele equipamento de ponta devem ser levados em conta nos custos variáveis. E a fonte de receita esse mês? Quantos serviços foram realizados por convênio ou atendimento particular? Para ajudar a gerir melhor esse processo, use a tecnologia a seu favor: aposte em planilhas no seu computador ou invista em softwares específicos.


2 - Fuja dos pagamentos parcelados

A comodidade de pagar em parcelas é um caminho sem volta para muitas pessoas. Gastar mais do que se recebe pode trazer problemas sérios na gestão financeira principalmente dos médicos. Por isso, poupe recursos e prefira fechar os pagamentos à vista. Em muitos casos, a transação é mais vantajosa e vem até com descontos. Quando o investimento for muito alto, como a compra de um equipamento, por exemplo, aí sim, o uso do parcelamento pode ser indicado. Portanto, muita cautela e o use com moderação para que não afete suas contas e destrua seu orçamento.


3 - Faça uma reserva financeira

Problemas de crise no negócio podem acontecer a qualquer momento. Por isso, é preciso se antecipar com tranquilidade. Trabalhar com uma reserva de dinheiro é importante para atravessar períodos difíceis, além de cobrir eventuais despesas, como férias, 13º de funcionários. Controlar o mês procurando poupar uma quantia é a melhor estratégia para seguir com segurança, além de ser uma forma de proporcionar planos de expansão, por exemplo.


4 - Avalie investimentos

Se organizou bem, está com as contas em dia e ainda conseguiu poupar um dinheiro durante o tempo? É a hora de pensar em investimentos para que o valor poupado não perca valor. Há opções de optar por investimentos de renda fixa, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o Tesouro Direto e renda variável, como ações e transações de câmbio. É preciso avaliar qual a melhor alternativa.


5 - Amplie seus conhecimentos na área de gestão

Procure entender mais da contabilidade do seu negócio, mesmo que pague alguém ou uma

empresa terceirizada para fazer esse papel. Há diferentes cursos para iniciantes e é uma boa

forma de saber exatamente a realidade que está vivendo. Quem se preocupa com isso, sai na frente e acaba se destacando. Com uma boa organização financeira, os objetivos podem ser conquistados com muito menos tempo e de uma forma bem mais assertiva. Arranje um tempo em meio à correria da agenda e não se arrependerá!

#coworkingmédico #consultóriocompartilhado


MARQUE UMA VISITA

Use o formulário. Entraremos em contato para agendar
o melhor dia e horário para você