Blog

Consultórios no Modelo Pay-per-use: flexibilidade e economia


Publicado em:
29/05/2020

Os consultórios no modelo pay-per-use são aqueles que, como o nome em inglês sugere (pague pelo uso), o profissional de saúde paga somente pelo tempo que usar. Locais assim têm sido cada vez mais procurados. O motivo é simples: oferecem boa estrutura e localização sem que, para isso, o profissional de saúde precise investir em um local próprio ou alugar espaços por períodos de tempo pré-estabelecidos. 

No conceito pay-per-use, o investimento é feito somente pelo tempo em que o serviço realmente é utilizado, ou seja, quando há pacientes agendados. Assim, a ociosidade da agenda não impacta em custos com locação/sublocação de consultórios ou contratação de períodos pré-determinados, como ocorre em coworkings tradicionais. 

O conceito segue tendências como a dos carros por aplicativo ou softwares de serviço. Nele, o pertencer dá lugar ao uso consciente e à melhor administração de recursos, com elevado nível de serviço e a flexibilidade convenientes tanto para o profissional quanto para o paciente. 

Neste texto, falaremos com detalhes sobre o que são consultórios no modelo pay-per-use e sobre as vantagens para os profissionais. 

Consultório Pay-per-use: será que tenho o perfil?

Basicamente, existem dois tipos de profissionais que buscam um serviço de consultório pay-per-use: os iniciantes, que precisam simplificar a prestação do serviço e concentrar-se apenas no atendimento; e os mais experientes, que buscam flexibilidade, tempo e qualidade de vida. 

Profissional Iniciante

Ao formar-se, o sonho de boa parte dos profissionais é ter um local próprio no qual possa atender seus pacientes. Ocorre que, além de todos os desafios impostos pelo início de carreira, há também os apresentados a partir da administração de um negócio. Em um consultório pay-per-use, o profissional de saúde pode ficar tranquilo e concentrar-se apenas no exercício da sua função. Todas as outras preocupações, como administração de funcionários, limpeza, segurança, entre outros, ficam a cargo do espaço que oferece o serviço. 

Outra grande vantagem para o profissional recém-formado é o nível de serviço e a localização do consultório. Para abrir um espaço próprio, caso ainda não tenha disponibilidade financeira para grandes investimentos, é provável que precise escolher uma localização menos nobre e uma estrutura enxuta. Em um consultório pay-per-use, a localização é um grande diferencial. Além disso, o ambiente, a infraestrutura e os serviços, uma vez compartilhados, podem equiparar-se aos presentes nos melhores consultórios. No entanto, sem pesar nas despesas. 

Profissional Experiente

Para o profissional experiente, as principais vantagens estão na flexibilidade e na redução de custos. Isto se aplica mesmo àqueles que já têm muitos pacientes, espaço próprio e certo nível de estabilidade. Afinal, o consultório pay-per-use permite que atendam em outros locais, em horários específicos e, inclusive, direcionando as consultas particulares a bairros mais nobres de sua escolha.

Caso não houvessem espaços nesse modelo, seria necessário alugar uma sala, funcionários, serviço de limpeza, entre outros custos. Até mesmo na opção por um ambiente de consultórios compartilhados, a contratação no modelo de blocos de horas pré-definidos gera um custo fixo, independente da utilização. Assim, todo o tempo em que o profissional não está de fato atendendo representa um custo desnecessário. Por isso, o modelo pay-per-use é uma escolha inteligente e uma tendência. 

O que um consultório no modelo pay-per-use pode oferecer?

Basicamente, um consultório pay-per-use pode oferecer todos os serviços que uma grande clínica oferece: recepção, limpeza, segurança, estacionamento, manutenção, climatização, mobília, equipamentos, etc. Para o paciente, é oferecido todo o conforto e os serviços necessários para o atendimento de excelência. 

Para utilizar os serviços, o profissional de saúde paga um valor exclusivamente pelo tempo em que usar o ambiente. Assim, pode alugar o consultório apenas para os horários nos quais tem pacientes agendados, sem necessidade de contratar horários pré-estabelecidos, como em outros modelos de locação. Por isso, é ideal para quem deseja otimizar os custos do consultório e ampliar a agenda para atendimento em outros bairros ou mesmo cidades próximas. 

Onde encontro um espaço como esse?

Agora que você já conhece as vantagens de um consultório no modelo pay-per-use, é hora de procurar o local ideal para realizar seus atendimentos. No Rio de Janeiro, você pode contar com o Espaço Plennus. Com ambiente acolhedor, equipado e confortável, tem tudo que você precisa para começar a atender na Barra da Tijuca agora mesmo. Agende uma visita!

Compartilhe: