Blog

Consultório de Psicologia: dicas para montar o seu


Publicado em:
22/10/2020

Montar um consultório de psicologia acolhedor e com todos os recursos necessários para atender bem o paciente é o sonho de todo profissional da área. Mas para quem ainda está planejando surgem muitas dúvidas sobre como deve ser esse ambiente. Alguns conselhos regionais oferecem orientações gerais e regras para o atendimento. É sempre interessante consultar documentos atuais, especialmente em momentos críticos como é o caso da pandemia do Novo Coronavírus.

No entanto, há algumas regras que não mudam e se você está planejando montar um ambiente para receber seus pacientes é bom ficar atento. A seguir, elencamos alguns pontos principais que não podem faltar no seu consultório de psicologia.

O que faz um consultório de psicologia ser completo?

Alguém que procura um consultório de psicologia provavelmente vive um momento frágil e precisa, mais do que tudo, sentir-se acolhido. Os recursos arquitetônicos para trazer essa sensação de paz ajudam, mas é preciso investir nos detalhes. O ideal é que o ambiente tenha a cara do profissional e construir toda uma sensação agradável é fundamental para a  experiência do cliente. Atente-se para:

Recepção

A recepção deve ser confortável e reservada. De forma alguma o paciente que está em espera pode ouvir o que acontece no consultório. Por isso, se a recepção for anexa, é fundamental cuidar do isolamento acústico e colocar uma música ambiente para evitar constrangimentos.  Café, chá, água e mimos como balas também podem ficar disponíveis. Se for possível ter uma recepcionista também é interessante, pois ela pode zelar pela recepção e acolhimento do paciente enquanto não chega o momento do seu atendimento.

Móveis e decoração

Muitos profissionais acreditam que para ter o consultório de psicologia dos sonhos é preciso investir muito. Porém, o consultório ideal não requer sofisticação, mas sim cuidado com os detalhes que transmitem uma atmosfera de acolhimento e privacidade. Nesse sentido, alguns detalhes simples podem fazer muita diferença. Uma almofada com algum tipo de experiência tátil, um quadro com uma mensagem de esperança ou uma pequena luminária podem remeter a esse ambiente personalizado. E o melhor é que, como são itens simples, podem ser levados para qualquer local. Se o psicólogo não tem um espaço próprio ou atende em vários lugares, pode proporcionar essa experiência mesmo assim.

É preciso ter um divã?

Não. Dependendo da abordagem, alguns profissionais de psicologia gostam de usar o clássico divã, mas se este não é o seu caso, um sofá confortável com uma cadeira próxima já basta. Se o seu estilo de atendimento permitir, também é possível explorar outras partes do ambiente como o chão, por exemplo. O importante é que o paciente se sinta seguro para falar sobre o desafio que o levou até o consultório. 

Experiências sensoriais

Já falamos sobre as almofadas táteis como item de decoração, mas há outros elementos que aguçam os sentidos e que podem remeter a esse ambiente personalizado que o profissional de psicologia deseja. O mais usado é o aromatizador de ambiente com óleos essenciais que remetem a sensação de paz e calma, como é o caso da lavanda, por exemplo. Se o seu objetivo terapêutico é o desenvolvimento profissional ou de carreira, por exemplo, outra opção é o óleo essencial de alecrim, que traz clareza e estimula a criatividade mental. 

E agora, como começar?

Agora que você já sabe o que um bom consultório de psicologia deve ter, você pode começar a planejar o seu ambiente ideal. Para quem está começando ou pretende atender em diversos locais, ter a oportunidade de compartilhar uma estrutura já montada com outros profissionais é uma excelente escolha para estar bem localizado e oferecer o máximo conforto para os pacientes, com menor custo

Consultórios no modelo pay-per-use são locais neutros, onde o profissional pode levar pequenos elementos para compor o acolhimento e conferir uma personalidade só sua. E, para aqueles que já possuem sala própria e querem reduzir custos, é uma forma interessante de repensar o uso de espaços e necessidades para o seu negócio, ganhando liberdade de atendimento em diferentes bairros.

Caso tenha interesse em saber mais como funcionam nossos espaços montados para o atendimento de psicologia, entre em contato conosco! Conheça o Espaço Plennus e faça aqui o seu consultório de psicologia!

Compartilhe: