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4 dicas para a boa divulgação do consultório


Publicado em:
22/09/2021

Para aumentar o número de pacientes do consultório médico algumas estratégias são indicadas e uma delas é a divulgação efetiva do espaço. É nesta hora que muitos profissionais ficam bem preocupados. Como é a melhor forma de divulgar o consultório sem comprometer muito o orçamento? O que se deve levado em conta? Quais ferramentas podem ser usadas? Será que o que eu estou fazendo é o certo?

Antes de qualquer coisa, é preciso que o médico conheça bem o perfil do seu paciente para que seja o mais assertivo possível na promoção do consultório. Saiba quais são as características comuns de quem o procura, as chamadas personas, nelas que você deve investir. E para isso, deve-se considerar a forma com que você vai chamar a atenção desse paciente, a comunicação deve ser clara, formal e essencialmente objetiva. Outro ponto fundamental é entender bem as regras estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina através da Resolução CFM 1974/11. Nela está contido tudo o que pode ser feito e o que não pode ser feito na área médica. Com isso, não se terá problemas por uma comunicação falha e que não seja permitida.

A internet se transformou no grande centro de soluções. É nela que funcionam os guias médicos dos planos de saúde, é nela em que pacientes tentam esclarecer dúvidas sobre tratamentos e procedimentos e por aí vai. Então, ter um site e um perfil em alguma rede social é essencial. Porque depois que o paciente sabe de sua existência é no site e na rede social que ele vai criar uma ideia inicial sobre o profissional, clínica ou consultório. Essas ferramentas ajudam o paciente a se identificar ou não com o médico, por exemplo. Mas não é apenas sobre essas ferramentas que a divulgação do consultório deve estar embasada. Listamos aqui 4 dicas para te orientar de modo sucinto sobre aspectos importantes para o posicionamento do profissional no mercado.

1- Esteja nas redes sociais

Atualmente, muitos pacientes buscam profissionais nas redes sociais, seja por indicação de um conhecido ou até mesmo pelo interesse no conteúdo publicado. Portanto, estar presente nas redes sociais para o médico é um fator muito importante para divulgação do seu espaço e do seu trabalho. É interessante que haja perfis separados (consultório e profissional), mas com conteúdos bem integrados e eficazes. Com um marketing de conteúdo de qualidade, o médico alcançará níveis cada vez mais expressivos. Outra ferramenta bem importante é o LinkedIn, que trará em detalhes a trajetória do médico, muito utilizada por outros profissionais da área, proporcionando um ótimo networking.

 2- Crie um site

Apesar de muitas pessoas acharem que ter um site já é um pouco ultrapassado, na área médica isso é bem diferente. Com a seriedade da profissão, muitos pacientes ainda fazem suas buscas no google da especialidade que desejam consultar. Então, ter um site organizado, munido de informações é um grande atrativo. Inserir um blog dentro dele com informações e notícias relevantes sobre a área médica também se torna um destaque. Caso o médico ache o custo muito alto e não esteja preparado para assumir esses gastos, algumas plataformas mais acessíveis como o Doctoralia, por exemplo, assumem essa função de trazer uma espécie de vitrine para o médico com breve currículo, contato e até mesmo avaliações de outros pacientes.

 3- Aposte no marketing offline

Em contrapartida àqueles que preferem a mídia online, há pacientes mais tradicionais que precisam ser buscados. É uma grande oportunidade de investir no marketing offline, no famoso cartão de visita, no folder ou em alguns casos até num anúncio em jornal, por exemplo. Esse tipo de divulgação geralmente tem um custo menor e pode ter resultados ótimos dependendo do público que se quer atingir. Melhor ainda quando há a possibilidade de unir o marketing online com o marketing offline.

4-  Invista no pós-consulta

Nada melhor do que divulgar seu consultório com uma atenção especial para o seu paciente depois de uma consulta. Investir em um email com conteúdos interessantes sobre a sua especialidade, lembretes de aniversário e retorno de consultas é um diferencial importante para quem quer fidelizar o paciente. Ele se sentirá mais próximo de você e contará para a sua rede de amigos e familiares como é tratado. O famoso ‘boca a boca’ nesse caso é uma ótima forma de divulgar seu trabalho. Portanto, aposte nessa proximidade, nessa atenção, que pode parecer básica, mas faz uma grande diferença para quem está recebendo.

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